Cadastro de Inscrição Estadual – Substituto Tributário

Serviço de cadastro de inscrição estadual na categoria de Substituto tributário.

Como fazer

  • Baixar o programa Ficha Cadastral
  • Documentação necessária:
    • Requerimento específico, dirigido ao Secretário da Fazenda. (Ver Anexo CLXXXV-A do Decreto n.13.500/2008);
    • Ficha Cadastral - FC;
    • Fotocópia autenticada do instrumento constitutivo da empresa devidamente atualizado (Estatuto ou Contrato Social e Aditivos) e, quando se tratar de sociedade por ações, também a ata da última assembleia de designação ou eleição da Diretoria;
    • Certidão Negativa de Débitos para com a Fazenda Estadual da Unidade da Federação de origem;
    • Fotocópia do documento de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ e no Cadastro do ICMS;
    • Fotocópia autenticada do CPF e do RG do representante legal e procuração do responsável;
    • Registro ou autorização de funcionamento expedido por órgão competente pela regulação do respectivo setor de atividade econômica (Conv. ICMS 146/02).
    • Além dos documentos acima citados, em caso de REPRESENTANTE LEGAL POR PROCURAÇÃO, incluir instrumento de outorga de poderes (Procuração), acompanhado de fotocópias autenticadas da Carteira de Identidade e do CPF do responsável que subscreveu o formulário de pedido de inscrição.
    • No preenchimento da FC , inserir obrigatoriamente os seguintes dados: telefones da empresa ou do empresário/telefone do Contador no Campo próprio de Identificação (Bloco 7)/ número do estabelecimento.

Canal

  • Agência de Atendimento - Nas Cidades do interior do Piauí que possuem agência de atendimento, o horário é de 7:30 às 13:30h. Em Teresina, nas AGEAT NORTE (Em frente ao Troca-troca), AGEAT SUL (Av. Miguel Rosa, próximo a Capelinha de Palha) e Show do Auto Mall (Av. João XXIII, 5325 - Ladeira do Uruguai), o horário é de 7:30 às 13:30h; e na AGEAT LESTE (shopping Rio Poty, Espaço da Cidadania), o horário é de 7:30 às 19:00h.
  • Contribuintes estabelecidos em outros Estados devem encaminhar as documentações através do e-mail: ageat.interestadual@sefaz.pi.gov.br

Tempo médio

De acordo com a análise do setor responsável.

Base legal

Decreto n.13.500/2008, art. 1.167.