Sefaz disponibiliza Planejamento Estratégico 2020-2024

Segue as diretrizes da Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS), modelo que avalia as melhores práticas de gestão fiscal

Já está disponível no site da Secretaria Estadual da Fazenda o novo Planejamento Estratégico da Sefaz-PI para quatro anos (2020-2024). Esse documento foi elaborado de uma forma inovadora porque já segue as diretrizes da Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-GEFIS), modelo que avalia as melhores práticas de gestão fiscal.

Isso contribui para que o planejamento estratégico possa ser mais eficaz para o Estado ter uma gestão fiscal mais organizada e bem planejada, que possam garantir melhores serviços prestados à população. “Com esse planejamento alinhado a MD-GEFIS, o Piauí almeja ser um dos primeiros colocados no ranking nacional da metodologia. Esse método permite um diagnóstico da maturidade dos processos de trabalho dos órgãos envolvidos na gestão fiscal, identificando fortalezas e oportunidades de melhoria”, explica o secretário estadual da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles

Além disso, ainda diferencia-se das demais metodologias disponíveis porque analisa a gestão fiscal de forma integrada (receita e despesa) e ainda adota como referência os paradigmas modernos de gestão pública. ”Com os resultados oriundos desse diagnóstico, nós gestores podemos orientar o planejamento estratégico de modo a organizar os investimentos prioritários e potencializar resultados”, afirma o Superintendente de Gestão da Sefaz-PI, Antonio Luiz Soares Santos.

Ele acrescenta que a implementação da referida metodologia é validada por especialistas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e representantes dos grupos técnicos do CONFAZ (COGEF e GEFIN).
O novo Planejamento Estratégico da Sefaz (2020-2024) também é alinhado ao Plano Plurianual (PPA 2020-2023, Lei Estadual 7.326/2019) vigente do Estado, que busca o equilíbrio fiscal e a oferta de serviços públicos de qualidade para a sociedade. Todo planejamento estratégico foi coordenado pela Assessoria de Planejamento e Projetos da Sefaz, ligada à Superintendência de Gestão.

Confira o novo Planejamento Estratégico da Sefaz (2020-2024)

Notícias Relacionadas