Programas da Sefaz são selecionados para próxima fase do Prêmio Boas Práticas de Gestão

Três programas da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (SEFAZ-PI) estão concorrendo ao prêmio Boas Práticas de Gestão, em três categorias diferentes: 1) Agência Virtual de Atendimento foi selecionado para disputar a categoria Qualidade no atendimento ao cidadão e/ou atenção ao servidor; 2)  “Mais em conta” foi selecionado para disputar a categoria “Gestão e as novas tecnologias da informação e comunicação; 3) Sistema Ágil de Transportadoras (Sefaz) foi o único projeto do governo selecionado na categoria “Implementação de modernos processos de trabalho”.

Na última segunda-feira (16), a Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), por meio da Escola de Governo (Egepi), selecionou as dez melhores iniciativas inscritas no Prêmio Boas Práticas de Gestão.

O concurso tem por objetivo valorizar iniciativas que contribuam de forma efetiva para a melhoria do serviço público. Os órgãos que apresentaram os melhores projetos foram as Secretarias de Estado da Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc) e Saúde (Sesapi), a Defensoria Pública do Estado (DPE), a Polícia Militar (PM-PI), a Junta Comercial do Piauí e a Controladoria Geral do Estado (CGE).

De acordo com a diretora da Egepi, Emanuelle Marreiros, o próximo passo é a visita a cada um dos órgãos selecionados. “A comissão organizadora do concurso vai conferir in loco a implementação das práticas inscritas, conhecer de perto as iniciativas e avaliar o impacto de cada uma na melhoria do serviço público. Entraremos em contato com os órgãos para agendar as visitas já a partir da próxima quarta-feira (18)”, informou a diretora.

O secretário da Administração e Previdência, Merlong Solano, destacou que a qualidade dos projetos inscritos superou as expectativas. “Tivemos uma boa participação das equipes. Foram 27 projetos inscritos e 14 órgãos participantes. Isso mostra que as velhas práticas centralizadoras e burocráticas estão dando lugar à gestão participativa, em que o servidor é ouvido e as boas ideias são implementadas, aperfeiçoando os serviços prestados pelo Estado”, ressaltou o gestor.

Por conta da quantidade de inscritos no concurso, a SeadPrev está reformulando o calendário de atividades. “O próximo passo será a visita aos órgãos selecionados pela comissão organizadora. Em seguida, teremos o momento da premiação, prevista para o mês de janeiro”, informou Merlong Solano.

Os prêmios serão destinados aos órgãos cujas práticas foram implementadas, de forma a incentivar a continuidade e o melhoramento das ações, e contempla as áreas temáticas: execução de políticas públicas inovadoras; qualidade no atendimento ao cidadão e/ou atenção ao servidor; gestão e as novas tecnologias da informação e comunicação; implementação de modernos processos de trabalho; planejamento e gestão estratégica e participativa.

Projetos selecionados por categoria:

1. Execução de políticas públicas inovadoras: “Meu nome, meu orgulho” (DPE);

2. Qualidade no atendimento ao cidadão e/ou atenção ao servidor: “Conectados pela Segurança” (PM-PI), “Permanecer” (Maternidade Dona Evangelina Rosa) e “Agência Virtual de Atendimento” (Sefaz);

3. Gestão e as novas tecnologias da informação e comunicação: “Mais em conta” (Sefaz), “Mediação tecnológica transformando vidas” (Seduc), “Sistema Integrado de Controle Interno” (CGE) e “PM Móbile” (PM-PI);

4. Implementação de modernos processos de trabalho: “Sistema Ágil de Transportadoras” (Sefaz) ;

5. Planejamento e gestão estratégica e participativa: “Serviços de Registros Públicos das Empresas Mercantis e Afins” (Junta Comercial).

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