UFR-PI R$ 3,42Taxa SELIC

Acesso rápido

Do que você precisa?

Dar Web Dar Posto Fiscal
Sex, 05 de Abril de 2019 09:43   -   Última atualização em Seg, 08 de Abril de 2019 10:07

Sefaz inicia treinamentos para implantar Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

PDF Imprimir E-mail

IMG 6920A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) iniciou o treinamento dos seus servidores no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). O sistema foi instituído pelo Decreto nº 18.142/2019 e será o responsável por gerir documentos e processos administrativos do Estado. 

“Orientamos a equipe da SEFAZ no sentido de agilizar  implantação do SEI, de forma a eliminar o uso de papel na secretaria”, disse o secretário Rafael Fonteles.

Segundo Emanuel Ribeiro, coordenador de implantação do SEI na Sefaz, a primeira parte do treinamento é feito à distância.

"Os servidores já começaram a fazer o treinamento virtual, muitos inclusive já concluíram. A previsão é que até o fim do mês de abril todos os servidores da Sefaz já tenham concluído este treinamento", explica.

O próximo passo, segundo o coordenador, é o treinamento presencial. “No treinamento à distância os servidores só conhecem a ferramenta. No presencial vamos arregaçar as mangas e criar processos, tramitar, em um ambiente de testes que não afeta em nada a administração. Isso deve começar em duas semanas”, adianta.

O SEI vai integrar todos os órgãos do Estado para abolir o uso do papel e com isso digitalizar todas as demandas, gerando economia e eficiência administrativa. O processo piloto de implantação, além da Sefaz, envolve a ATI, PGE, CGE e Seadprev. "A Sead é quem passa as diretrizes em relação a parte de gestão e processual e a ATI comanda a parte técnica", afirma.

A ATI, segundo Emanuel, é o primeiro órgão do Executivo a digitalizar todos os processos. Na Sefaz, os primeiros processos a serem digitalizados serão aqueles referentes ao controle de pessoal.

“A nossa realidade é bem mais ampla, pois temos mais de 1.500 servidores a serem cadastrados na ferramenta. Os primeiros processos digitalizados serão de justificativa de falta”, afirma.

“Além do treinamento, estamos apresentando o projeto em todos os setores da Sefaz, nesta quinta-feira, por exemplo, apresentamos aos servidores do posto fiscal da Tabuleta”, acrescentou.

Todos os servidores da Sefaz devem fazer o treinamento à distância, previsto em portaria assinada pelo secretário Rafael Fonteles.

Escrito por Hérlon de Moraes Pereira